Corpo humano: chega de mistérios!

Coração que bate, pulmão para respirar, veias que saltam. Tudo isso já sabemos: estamos falando do corpo humano e não precisa ir longe pra sentir na pele. Tá bom, mas então me diga: que criança não é fascinada pelos mistérios do corpo? E se a gente pudesse brincar com ele por meio de uma telinha ilustrada, bem das atraentes?

Saiu o primeiro app do Tinybop. E é fascinante. Já na primeira tela, é possível criar um painel de controle para gerenciar as preferências e, como o próprio app diz, “auxiliar o aprendizado dos seus filhos.”  De cara, o que eles pedem é a idade do usuário. Testei dizendo que tenho 10 anos e vi que tipo de informacão vinha pra mim. Depois coloquei 33 e passei, então, a seguir o usuário fictício. Com a senha de administrador do aplicativo, como adulta, recebi um manual sobre o corpo com várias curiosidades. A ideia do app é dar ferramentas para que os adultos “aprendam brincando” com os pequenos. Detalhe: o aplicativo foi desenvolvido em 50 idiomas. E português é um deles!


Depois de escolher um avatar e nomeá-lo, surge uma série de telas de cada parte do corpo, em camadas de peles, ossos, órgãos e visão raio-X. Não há explicações aqui, tudo é muito visual. Para cada parte do corpo, uma aba com detalhes capaz de fazer a gente enxergar tudo por dentro. Dá pra ouvir a batida do coração, o sangue correr e claro, o estômago trabalhar. =P

Aliás, foi o que mais gostei! Em uma das telas, é possível colocar os alimentos pra dentro da boca. E o que vem depois? Vontade de pegar a ilustração da escova de dente e limpar o que sobrou ali. Tudo está nomeado, cada pecinha do nosso corpo. Até o processo digestivo a gente aprende: leva comidinha para a boca, e o app faz passar pelo esôfago até chegar no estômago. Basta um clique no estômago (e os sons acompanham) para que o alimento continue seu percurso.

Além de educativo e divertido, o app é superbonito – veja só como foi que Kelli Anderson trabalhou nas ilustrações. Isso mesmo, com recortes e depois no computador.

4-wholebodydesk.jpg