Encontramos um tesouro: o Museu do Teatro de Bonecos

A cidade de Lübeck, no norte da Alemanha, guarda um tesouro. Em uma rua estreita, à beira do rio Trave, desenrolam-se os fios de centenas de marionetes, expostos como jóias raras de olhos brilhantes, cravados em rostos europeus, africanos e orientais de madeira bem trabalhada. Um deleite.

O Theater Figuren Museum, ou Museu do Teatro de Bonecos, casa das marionetes, está instalado em uma construção histórica com mais de 400 anos. Seus quatro andares e dezenas de salas são fruto do trabalho e da paixão do documentarista alemão Fritz Fey, que a transformou em um lugar mágico.

Viajante e filho de bonequeiros, Fey recolheu marionetes por onde passou. Índia, Turquia, Mali, Nigéria e Casaquistão são só exemplos dos países visitados enquanto trabalhava com uma equipe de TV. Vivia de câmera na mão e olho nos bonecos.

Esse hobby curioso, de colecionar marionetes, logo se transformou em uma coleção particular inigualável. Seu lugar, claro, era um museu divertido para que todos os olhos pudessem ver o que ela tem de tão especial.

Garatujas Fantásticas visitou e fotografou tudo o que pode do Theater Figuren Museum. De quebra, comprovou que a frase do escritor alemão Heinrich von Kleist (1777-1811), adotada como lema do museu, faz bastante sentido: “Somente Deus e as marionetes são perfeitas.”

Vejam que legal!

Para chegar a Lübeck há serviços de trem saindo de Berlim (foi o caminho que fizemos). A viagem leva cerca de duas horas e meia. A cidade é linda muito além do Museu de Teatro de Bonecos, apesar de essa ser uma atração imperdível, e vale muito a visita.

Lübeck já foi capital da Liga Hanseática, comerciantes escandinavos, e tem uma arquitetura muito particular. A cidade antiga é muito bem preservada e ainda reserva boas surpresas, como o museu dedicado ao escritor Thomas Mann, Nobel de Literatura, que nasceu ali. Ou seja, se você marcar uma viagem pela Alemanha, nós recomendamos Lübeck!

Serviço:

Theater Figuren Museum
www.theaterfigurenmuseum.de
Aberto diariamente, há visitas guiadas com bonequeiros para grupos acima de cinco pessoas
Os textos explicativos estão em inglês e alemão
Endereço: Kolk 14, 23552 – Lübeck
Telefone: +49 0 45178626
info@theaterfigurenmuseum.de